C. H. Mackintosh

Charles Henry Mackintosh, cujos iniciais “C.H.M.” são bem conhecidos por muitos cristãos no mundo inteiro, nasceu em Outubro de 1820, em Glenmalure Barracks, no condado de Wicklow, Irlanda.

O seu pai era Capitão e servira no “Highlanders’ Regiment” na Irlanda. A sua mãe era a filha de Lady Weldon e procedia de uma antiga família natural da Irlanda. Com a idade de 18 anos, ele experimentou um despertamento espiritual mediante cartas escritas pela sua irmã após a conversão dela. Recebeu a paz de Deus por meio da leitura do artigo de John Nelson Darby, “As operações do Espírito Santo”. Tornou-se especialmente importante para ele o facto da base da paz com Deus não ser a obra de Cristo em nós, mas para nós. Enquanto jovem cristão, aceitou emprego num negócio em Limerick.

Lia muito a Palavra de Deus e ocupava-se assiduamente com diversos estudos. No ano de 1844, abriu uma escola particular em Westport e, dedicou-se com grande empenho ao trabalho educativo. A sua postura espiritual era caracterizada pelo desejo de dar a Cristo o primeiro lugar na sua vida, sem limitação alguma, e de considerar a obra d'Ele como a coisa principal. Quando, porém, notou em 1853 que o trabalho na escola o ocupava de tal forma que ameaçava tornar-se no seu interesse principal, desistiu dessa ocupação. Na sequência desta decisão, foi a Dublin onde entrou em contacto com John Gifford Bellet e outros irmãos. Começou, então, a anunciar a Palavra de Deus publicamente tanto a crentes como a incrédulos. Nessa época já começara a escrever os seus pensamentos sobre os cinco livros de Moisés — o Pentateuco. Nos anos seguintes, surgiriam os estudos sobre todos os cinco livros do Pentateuco. Estes livros, caracterizados por um espírito assaz evangelístico, passaram a ser publicados em altas tiragens nos anos que se seguiram. O seu amigo Andrew Miller escreveu um prefácio para esses volumes, onde diz com toda a razão: “A total perversão do ser humano por meio do pecado e a perfeita salvação de Deus em Cristo são apresentadas pormenorizada, clara e precisamente”. Como interpretador C. H. Mackintosh possuía um estilo de fácil compreensão. Sabia expressar os seus pensamentos poderosamente. Algumas das suas interpretações talvez, à primeira vista, tenham parecido estranhas a muitos salvos, porém foram de grande ajuda a muitos leitores até hoje, por causa da sua fidelidade à Palavra de Deus e confiança em Cristo. Além do seu ministério de escritor, também anunciou e defendeu por muitos anos o Evangelho e a verdade cristã, e Deus reconheceu claramente o seu serviço.

Quando a Irlanda experimentou um grande movimento de despertamento nos anos 1859 a 1860, ele também esteve muito envolvido e ativo. Os primeiros volumes anuais da sua revista “Things New and Old” (“Coisas Novas e Velhas”) contêm muitos testemunhos dessa actividade. C. H. Mackintosh iniciou essa revista mensal em 1858 em conjunto com o seu amigo Andrew Miller. Durante décadas foi uma fonte de ensino e edificação para os crentes. Alguns dos artigos contidas nela foram traduzidos e publicados no “Botschafter des Heils in Christo” (“Mensageiro da Salvação em Cristo” — revista Alemã). No ano de 1880, C. H. Mackintosh passou a sua atividade de editor da revista “Things New and Old” a Charles Stanley, que foi colaborador até ao ano de 1890.

C. H. Mackintosh foi um grande homem de fé sempre pronto a testemunhar que Deus o levou a passar muitas vezes por provas, porém nunca o deixando passar necessidade, enquanto O serviu no Evangelho sem qualquer ordenado de trabalho secular. É difícil valorizar as consequências dos seus escritos. Cartas de todos os lugares do mundo chegaram até ele, expressando gratidão e reconhecimento pelas suas explicações sobre o Pentateuco. Dwight L. Moody e C. H. Spurgeon confessaram que deviam muitas coisas aos escritos de C. H. Mackintosh. Moody escreveu: “C. H. Mackintosh teve a maior influência sobre mim”. Assim como “As notas sobre o Pentateuco”, também os seis volumes “Miscellaneous Writings” (“Escritos Miscelânicos”), foram sempre reeditados.

É um facto interessante na vida de C. H. Mackintosh, que o seu primeiro artigo intitulava-se “A Paz de Deus” e que poucos meses antes do seu falecimento enviou um manuscrito ao seu editor com o título “O Deus da Paz”. Os últimos quatro anos da sua vida, passou em Cheltenham, de onde continuou o seu ministério escrito. Ele teve que parar com o seu serviço de pregação oral devido à idade. Em 2 de Novembro de 1896 partiu em paz para estar com o Seu Senhor. Quatro dias depois, foi sepultado ao lado da sua querida esposa. Muitos foram ao seu funeral. O Dr. Walter T. P. Wolston, de Edinburgh, pregou, baseado em Génesis 25:8-10 e Hebreus 8:10, sobre o sepultamento de Abraão.

Fonte: exemplosdahistoria.blogspot.com.br

Desculpe pelo inconveniente.

Pesquise novamente o que está procurando